quinta-feira, 6 de junho de 2013

Sugestão de Leitura por Marcela Hipólito

Comentário de Marcela Hipólito: Devido da proximidade da copa das confederações seguidamente da copa do mundo, o assunto chega em pauta e que pauta ? Sim a nossa maior paixão, a paixão que emociona cada "brazuca". Visto que temos Luis Fernando Veríssimo é o maior escritor contemporâneo do Brasil, com seus textos "hilários" incentivando muitos jovens em "outrora" se apaixonarem pela leitura.  
Veja em seguida um desses textos.
Ecos da Copa de 98
Agora pode ser revelado! Não, não o que aconteceu com o Ronaldinho antes dafinal da Copa, mas um teipe preparado pela embaixada brasileira em Paris com o consultor Jean-Paul Faisandê, para orientar os torcedores brasileiros que chegavam na França para ver a Copa.Jean-Paul Faisandê ― Torcedor brasileiro: attention. Não ouse chegar na Coup duMonde sem antes tomar lições de etiquette. É para isto que eu, Jean-Paul Faisandê, estouaqui. Para evitar que você envergonhe o seu país na França, comportando-se como um brasileiro. Primeira lição de etiquette: como entrar num bistrô parisiense. A cena queveremos a seguir, graças a Deus, é uma simulação.Torcedor brasileiro, de bermuda e camiseta, carregando um bumbo e uma bandeirado Brasil, acompanhado da sua mulher também de bermuda e camiseta entra num bistrô parisiense espalhafatosamente. Escolhem uma mesa e o brasileiro grita para o francêsatônito atrás do balcão.Brasileiro ― Ó, amizade. Baixa uma ceva, dois copos e uns quesquecê aí pra beliscá.Faisandê (entrando na cena) ― Arréte, arréte, arréte! Está tudo errado. Paracomeçar, mude imediatamente de roupa.Técnica: as bermudas e a camiseta se transformam imediatamente em terno egravata.Faisandê ― Livre-se desse bumbo ridículo.O bumbo desaparece.Faisandê (depois de examinar a mulher e hesitar) ― E desta mulher também.Mulher (começando a protestar antes de desaparecer também) ― Espera um po...Técnica: mulher desaparece.Faisandê ― Essa bandeira... Não tem uma mais discreta?Brasileiro (segurando a bandeira contra o peito) ― Epa. A bandeira fica.Faisandê (suspirando) ― Está bem. Alors, num bistrô não se entra assim, à la façonde Miguelon. Você espera na entrada para ser recebido e levado à sua mesa. Vamos de novo.Brasileiro entra no restaurante e fica esperando que o francês venha recebê-lo, comFaisandê ao seu lado para instruí-lo. O francês não vem.Brasileiro ― Ó, amizade!Faisandê ― Amitiê.Brasileiro ― O, amitiê! Gente boa!

Faisandê ― Bon gens.Brasileiro ― Bon gens! Comandante!Faisandê ― Commandant!Brasileiro ― Commandant! Meu chapa!Faisandê ― Me plaque!Brasileiro ― Me plaque! (para Faisandê) Ele não vem...Faisandê ― Espere. Civilização é saber esperar. Ele vem vindo...Brasileiro ― Mas nessa velocidade? Ó lesma!Faisandê ― Escargot.Brasileiro ― Escargot!Corta para brasileiro e Faisandê sentados à mesa do bistro. O brasileiro tem um prato de escargots à sua frente que contempla com cara de nojo.Faisandê (para a câmera) Segunda lição de etiquette: como comer num restaurantefrancês. Pediu escargot, tem que comer. Antes de mais nada, certifique-se que o escargotestá pronto para ser comido. Se ele ainda estiver se mexendo, é porque não está pronto.Brasileiro ― Olha, aquele ali está tentando fugir do prato.Faisandê ― Deixa ele ir. Agora, a correta escolha do talher para comer o escargot.Há uma fileira de talheres ao lado do prato que o brasileiro vai mostrando.Mostra um garfo grande.Faisandê ― No-no-non.Brasileiro mostra um garfo pequeno.Faisandê ― No-no-non.Brasileiro mostra uma colherinha.Faisandê ― No-no-non. (pegando a agulha que é a última coisa na fileira detalheres). Voilá. Enfie na concha e pesque o escargot.Brasileiro enfia a agulha e tira um pedacinho mínimo de carne, que olha com maisnojo ainda.Brasileiro ― Não vou conseguir. Quero pedir outra coisa.Faisandê (com um suspiro de resignação) ― Trés bien. (entregando um cardápio).Le menu.Brasileiro (olhando o menu) ― Está aqui o que eu quero. Uma boa carne. Este bifetartar deve ser bárbaro.Faisandê (tirando o menu das suas mãos e pedindo para o garçom). Le tartare.O prato é servido em seguida, provocando outra cara de nojo no brasileiro.Brasileiro ― O que é isto?!Faisandê ― Boeuf tartare. Carne crua picada.Brasileiro desiste. Levanta-se, virando a mesa.Brasileiro ― Eu vou me embora! Devolve o meu bumbo e a minha mulher!Faisandê ― Monsieur!Brasileiro ― Eu quero meu bumbo e a minha mulher.


Nenhum comentário:

Postar um comentário