Deixo aqui, o depoimento sobre o meu primeiro contato com a leitura e a escrita.
Fui uma criança que sempre teve contato com livros, ganhava de presentes de meus pais e tias que frequentemente liam as histórias para mim, talvez isso tenha me ajudado a ser uma boa aluna. Fiz o "parquinho" e a Pré-escola, e até pouco tempo ainda tinha guardado alguns cadernos daquela época.
Alguns livros marcaram minha infância como por exemplo: "O menino do dedo verde", "O Pequeno Príncipe","A ilha perdida" e "O mistério dos cinco estrelas". Outra recordação que tenho é da Professora Ondina que colocava uma gravura na lousa e pedia para que escrevessemos uma "composição", hoje chamamos de narrativa.
Percebi que a mairia das colegas, assim como eu tivemos uma escolaridade e conhecimentos todas da mesma época.Época esta em que o habito da Leitura eram frequentes em nossas vidas,a familía era participativa na leitura apesar das dificuldades os valores eram outos, liamos o que a escola fornecia e buscavamos nas Bibliotécas livros já surrados mas tinhamos que ler para realizarmos um prova ou por prazer. Hoje ofercemos variás opções aos nossos alunos, usamos estratégias diferentes para que nosso aluno possa ler.Não podemos disistir, pois ainda existem muitos que gostam basta incentivá-los esta é uma postura valiosa que como educadoras e mediadoras da leitura devemos cumprir .
ResponderExcluir